Monday 2 August 2010

Comparações

Quando surge um grande jogador em qualquer posição é inevitável fazer comparações. O novo Eusébio, o novo Pélé, o novo Maradona, e por aí fora. Quando o SL e Benfica rejeitou uma proposta de 33 M por David Luiz do Manchester City e se falava do interesse do R.Madrid CF fui ver o que dizia a espanholada acerca do "meu" David Luiz. A maioria dizia que nunca, jamais este jogador valeria 33 M, outros (menos) diziam que ia ser um dos melhores centrais do mundo em 2 ou 3 anos. Mas fiquei na memória com um comentário "mas quem o Benfica pensa que é o David Luiz, para pedir tanto dinheiro? Uma mistura do Baresi com Maldini e Beckenbauer?" Eu respondo, sim, tem caracteristicas desses "monstros" do futebol mundial mas vai ficar conhecido no final da sua carreira por: David Luiz. Mais, daqui a 10/15 anos quando surgir um grande central numa qualquer parte do mundo iremos ouvir "este é o novo David Luiz".

Respondendo a outros comentários que dizem que daqui a 2 ou 3 anos será dos melhores centrais do mundo. Sim é verdade, mas não é preciso esperar os 2 anos. David já é dos melhores jogadores do mundo e isso que só tem 23 anos, muitos "galegos" é que não acompanham os jogos do SL e Benfica porque se o fizessem não hesitavam em bater os 50 M da cláusula de rescisão. É que ele vale isso e muito mais...

2 comments:

Oscar Tomé said...

Bom... tenho acompanhado a carreira deste jogador, apesar de não ligar muito ao futebol portuga, e concordo na maioria das coisas que afirmas neste post.
A minha dúvida ficará sempre no valor do jogador. É sempre uma questão de valores e princípios, mas para mim e vendo a actual conjuntura em que nos encontramos de crise mundial, os jogadores não podem valer esses valores que se apresentam. Acho uma falta de senso comum e de respeito a sociedade, principalmente aos pobres.
Sei que o meu clube faz investimentos desse calibre e ainda mais, mas não quer dizer que concorde com os valores apresentados.
Agora vendo o mercado e vendo casos tipo Paulo Ferreira(30 Milhões) e assim então entendo o porque de tu dizeres que o David Luiz vale muito mais. É que nem cabe a menor duvida.
Mas repito são valores que deveriam ser reconsiderados, só que me parece que o mercado está já num ponto em que é difícil parar. Só mesmo quando rebentar é que vamos ter consciência do perigo destes valores.

Miguel Gonçalves said...

Bem. O Benfica pagou 8.5M pelo Roberto!!!!Pagou ou vai pagar 6M pelo Rodrigo!!! Se os clubes pedem estes vlaores ao SLB por jogadores desconhecidos, é normal que o SLB peça 50 M por um dos melhores jogadores do Mundo. No futebol não há crise. E a crise foi criada por bancos e imobiliárias americanas. Quanto à pobreza, a maioria deles é pobre porque não quer trabalhar, e noutros casos como o africano, porque preferem andar a matarem-se uns aos outros do que produzir. O futebol é um arte e a arte paga-se. Não é verdade que um quadro de um pintor famoso vale milhoes de euros? Ou uma representação num filme duma actriz famosa, não vale também Milhões? O futebol é um espectáculo, e como tal paga-se para ver e os grandes artistas recebem em conrformidade.