Friday 1 October 2010

Ryder Cup


Bom, como o desporto não é só futebol, hoje vou falar de Golfe.
Sinceramente não é um desporto que me levante paixões, decerto que é necessário gostar muito para não adormecer.Mas lembrei-me hoje do Golfe pois hoje começa a 38ª Ryder Cup.
Para quem nunca ouviu falar… Esta é uma competição que une os melhores jogadores da Europa e Estados unidos da América ao longo de três dias.
Inicialmente, a competição era apenas jogada por americanos e jogadores da Grã Bretanha.
Desde a 1979 a competição reformulou-se e foi quando em vez de serem apenas jogadores das ilhas britânicas, se decidiu que jogassem então jogadores dos países europeus.
É uma competição que se joga de dois em dois anos, sendo que se vai alternando quem joga em casa.
Este ano nós (europeus) jogamos em casa.
Há varias tipos de jogo. Sexta e Sábado de manha, jogam-se os fourballs, sexta e sábado de tarde jogam-se os foursomes e domingo joga-se os singles.

Foursomes é um estilo no qual dois jogadores de cada selecção jogam só com uma bola por equipa, ou seja primeiro joga um e depois o outro com a mesma bola, desde o ponto no qual o parceiro a deixou com a anterior pancada. Ganha ponto quem fizer o buraco em menos tacadas.

Fourballs é um estilo no qual jogam dois jogadores de cada selecção com uma bola para cada jogador. Ou seja jogam sempre com a sua bola e é considerado aquele que fizer menos tacadas para o buraco Assim teremos quatro bolas em jogo e ganha ponto aquele que fizer menos tacadas.

Singles é o jogo básico. Cada buraco da um ponto e jogam um contra outro. Neste dia jogam todos os jogadores da Europa contra todos os dos estados unidos.

Cada jogo vale um ponto. Em caso de empate atribui-se meio ponto para cada. Ganha quem fizer no mínimo 14 pontos. Em caso de empate ganha a equipa que ganhou a ryder anterior, pois esta como que a defender titulo basta o empate.
Este ano quem defende título é a America.

A realidade é que de certo que o golfe não é um desporto que levante paixões a mim e a maioria de pessoas, mas esta competição merece-me algum interesse. Até porque ultimamente os europeus estão a recuperar da abada recebida durante os anos em que eram apenas os jogadores do reino unido a jogar.
Experimentem ver e depois digam se não acharam minimamente piada.
Até porque adoro ver as caras dos Americanos com uma equipa cheia de estrelas, a perder.
Traduzido para o futebol, é como se jogassem uma equipa cheia de individualidades, contra uma equipa que joga em equipa.
Talvez por isso é que sextas e sábados, os europeus sejam os favoritos, e normalmente só ganham este tornei quando conseguem uma vantagem considerável, pois nos singles os americanos conseguem arrasar e recuperar.

No comments: