Friday 22 October 2010

5º Remate - Rescaldo da semana europeia

Bem, vou fazer aqui a minha análise ao que se passou nesta semana europeia...


Comecemos por terça-feira, em que entrou em campo o SCBraga em que consegui 3 pontos importantes. Para isso surgiu um livre de Lima (mas que golo) e um contra-ataque rápido que acabou por ser concluído por Matheus. Com esta vitória o SCB fica na terceira posição do grupo H com apenas 3 pts.

Passemos então para quarta-feira, onde entrou em campo o SLBenfica (mas valia não ter entrado em campo e ter ajudado o pessoal da greve). O SLB sofreu uma derrota frente ao Lyon por 2-0. Esta derrota fica a dever-se a uma má exibição do SLB, em que apenas deu um Roberto de grande nível, com algumas boas defesas, contrastando com o resto da equipa que nada fez para contrariar o resultado (não jogou mesmo nada o SLB). Fica apenas a anotação do 2º golo por parte de um jogador que já passou pelo meu FCPorto, esse grande lutador Lisando Lopez. Quem adivinhou o resultado foi outro jogador que já passou pelo FCPorto (Cissokho) que na véspera do jogo disse que o Lyon ia vencer por 2-0.

Chegamos então a quinta-feira onde entrou em campo o meu FCPorto e conseguiu uma vitória muito importante num campo muito difícil como é o do Besiktas.
Com um espírito de entre-ajuda e sacrifício conseguiram-se os tão desejados 3 pts, para esta vitória contribuiu um golo de Falcão ( através de um cabeceamento após uma saída falhada do guarda-redes do Besiktas num canto), e dois golos de Hulk que com a sua velocidade e força conseguiu passar pela defesa adversária e bater o guarda-redes. Também destaco aqui a exibição de Helton que com algumas boas defesas conseguiu manter a sua baliza intacta sem sofrer qualquer golo. Este espírito de sacrifício deveu-se à expulsão de Maicon ainda na 1ª parte após ter feito uma falta e consequente expulsão, uma vez que o adversário ficaria isolado perante Helton. Para finalizar Fernando foi expulso após ter agarrado a bola com a mão (o que não devia ter feito) depois de se encontrar no chão e o arbitro não ter assinalado nenhuma falta.
Quanto à arbitragem acho que esteve um bocado mal, porque anulou ao Falcao um golo limpo e seria o 2-0 ainda na 1ª parte o que daria mais segurança ao resultado e à equipa; outro lance que esteve mal foi a não marcação de um penalty sobre o Falcao e consequente expulsão do central do Besiktas, num lance em tudo parecido com o da expulsão do Maicon; a passividade do arbitro perante a dureza(porrada) por parte dos jogadores do Besiktas (será do ambiente do estádio?, pressão dos adeptos?).
Com isto tudo o FCPorto consegui 3 vitorias em 3 jogos europeus e com isto mantém-se líder isolado do grupo L da Liga Europa.

Por fim entrou em campo o SCPortugal que como já é hábito na Liga Europa mostra-se completamente diferente da liga Zon Sagres, ao golear o Gent por 5-1. De destacar neste jogo os dois golos de Liedson que poderam servir de motivação para os próximos jogos; a exibição e o golo de Salomão que mostra que poderá ser uma aposta firme na equipa do SCP; Pelo lado negativo destaco o nervosismo de Hildebrand que com um lance infeliz comprometeu e deixou que o Gent marca-se o seu tento de honra; o pouco publico presente em Alvalade (15 mil pessoas) para um jogo desta natureza.

Para finalizar o rescaldo da semana resume-se a 3 vitórias e 1 derrota das equipas portuguesas nas competições europeias.

Cumps

2 comments:

Miguel Gonçalves said...

Boa tarde. Como sabem regressei de férias (lua de mel) e não tive oportunidade de ver 3 jogos do meu SLB. Sobre o jogo de Lyon já li muita coisa e ouvi comentários de alguns benfiquistas (alguns só o são em dias de festa...) e parece-me que tens razão e não se jogou a nada. Li. não sei onde esta frase "quem eram aqueles rapazes que jogavam na equipa do Fábio coentrão"? O Jesus te de aprender a ser matreiro, arrisca-se a perder todos os jogos grandes por jogar descaradamente ao ataque. Nestes jogos é preciso ter ordem e organização, mais que avançados. Noto que o Blog continua parado e que as novas "aquisições" ainda não postaram (houve algum problema com o convite Joaquim e Nicolau)?
Cumps

Marco Nicolau said...

Apesar da discórdia num antigo post do Miguel, devo confessar Ricardo que não retiro uma única virgula ao que escrevestes. O Benfica não esteve presente no "stade de Gerland"... só lá esteve o coitado do Roberto (quem diria no início da época?!). O Porto, em alguns jogos, faz-me lembrar o Benfica da época transacta.
Miguel, eu gostava de escrever algo... mas as desilusões do SLB estão a tirar-me a vontade. Prometo que mal tenha assunto escrevo.

Abraço