Friday 10 September 2010

Pedro Manuel Torras

Mantorras. Assim era chamado um menino que veio com 17 anos jogar para Portugal com um sonho, o de se tornar futebolista profissional. Conseguiu!! Todos ainda se lembram das suas grandes exibições no Alverca que levaram à cobiça de grandes clubes europeus. Foi fulgurante a sua entrada no Sport Lisboa e Benfica, contratado por 5 milhões de Euros por metade do passe. Desde logo foi gerada uma grande empatia entre nós (adeptos e sócios) e o menino Mantorras. Era daqueles jogadores explosivos, com uma grande velocidade, uma grande capacidade de drible e tinha aquilo que os "matadores" estava sempre onde a bola ia cair e raramente falhava (neste aspecto faz-me lembrar o Saviola).

No início de uma época (a primeira ou a segunda do Pedro no SLB) o ENORME visita a Póvoa do Varzim. Um central de nome Alexandre comete 13 faltas sobre o angolano, a maior parte delas para cartão amarelo. Obviamente esse jogador não foi expulso, antes pelo contrário, foi elogiado pelos jornais pela boa "marcação". Mais tarde nessa mesma época, o Colosso Mundial visita o Bessa, para jogar com a equipa B da fruta e do chocolatinho (que serviu de bode expiatório no caso do apito, o Futebol Corrupto do Porto fez muito pior e ficou na Liga...). Um outro central de grande "gabarito" de nome Pedro Emanuel fez 15 faltas nesse jogo, todas sobre Pedro Mantorras. Lembro-me muito bem desse jogo, estava no café (Viaduto) e ao minuto 88 depois da décima quinta falta assinalada, Pedro Emanuel vê o 1º cartão amarelo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Explodi!!! Abandonei o café e os amigos que comigo viam aquela injustiça (algum deles tinha um sorriso no rosto, não preciso dizer qual a sua cor....). Nesse jogo o Boavista cometeu 43 faltas (assinaladas), porque existiram várias por marcar e também o Penalty mais claro que vi até hoje não ser assinalado, foi sobre Simão Sabrosa (parecido ao que Cristiano sofreu no jogo da Champions 2009/2010 no jogo com o Marselha).

Ninguém sabe onde iria parar Mantorras, provavelmente estaria num clube com grande poderio económico (porque num ENORME já ele estava) e já teria ganho o prémio de futebolista africano do ano. Estas coisas nunca se sabem ao certo, mas pela pinta, Mantorras iria estar ao nível de Eto'o e Drogba.

Existem certamente várias razões para o Mantorras abandonar a carreira. As faltas duras dos adversários, os árbitros que não as puniam como era devido e o seu uso constante jogo após jogo durante a época seguinte, mesmo sabendo que se encontrava lesionado.

PS- Resta-me dizer um muito obrigado a Pedro Manuel Torras por tudo o que deu ao Sport Lisboa e Benfica! Nunca te esqueceremos.

3 comments:

Marco Nicolau said...

Concordo plenamente.
Mantorras poderia ter sido um jogador de topo, ao nível dos melhores avançados da actualidade.
Obrigado Mantorras!

Miguel Gonçalves said...

Olá Marco. Bem vindo ao meu novo espaço. Como viste não sou o único que escreve aqui e se estiveres interessado em escrever uns posts estás convidado (teria de falar com os restantes "atrofiados" mas não deve haver problema:)).
Cumps

Marco Nicolau said...

lol, gostei de "atrofiados"!

Se me ocorrer algo eu contribuo. Mas pelo nome sirvo perfeitamente pois ando bastante "atrofiado" com este Benfica e com as arbitragens (azuladas). F*ck!! A ver amanhã...