Wednesday 22 September 2010

Frequência e Estatísticas

Boa tarde atrofiados

Podem perguntar-se o porquê de os autores escreverem tão pouco neste blog. Falando apenas por mim (aliás, como sempre) fica difícil escrever para o "boneco" visto a quantidade de comentários que temos tido. Mas, começo a dar-me conta que muita gente vem aqui e lê, mas não deixa um comment por pequeno e rápido que seja e isso tira um pouco o espírito para o qual o blog foi criado. É sempre bom ter reacções ao que se escreve sejam positivas ou negativas, a moderação só existe para recebermos o alerta do comentário para responder (caso seja o caso). Peço um pouco mais de feedback ao que aqui se escreve (costumo colocar uma link no facebook, podem escrever aí, se acharem mais simples).

Posto isto, vou falar de estatísticas, na minha licenciatura tive essa cadeira e até gostei.

O Enorme teve até ao momento em 5 jogos 26 cartões amarelos e 1 vermelho directo. Tem 88 faltas assinaladas (de realçar isto, assinaladas é diferente de cometidas). O SLB lidera esta classificação com um grande à vontade, o 2º classificado, o Portimonense tem 16 cartões amarelos, menos 10!!!! Querendo comparar as faltas assinaladas entre os chamados grandes (uns são só de nome e outros são pelo modo que toda a gente conhece), o SLB tem as referidas 88 faltas e 27 cartões, o SCP tem 82 e 11 cartões e o FCP tem 83 e 11 cartões!!!! Dirão os FCPortistas, "mas os jogadores do SLB fazem faltas muito duras" (ainda referindo-se ao jogo da Supertaça, até quando vamos ter de sofrer as consequências desse jogo)????? Ainda neste tema, um amigo meu diz e muito bem, que as equipas que jogam para ganhar são sempre mais beneficiadas que as chamadas mais pequenas que jogam para o empate. Ele baseia-se no facto de as equipas que atacam muito entram mais vezes na area, procuram mais o um contra um, mais desmarcações e isso aumenta a probabilidade de ser assinalado um penalti ou de deixar seguir um fora-de-jogo. Faço uma pergunta a todos: Não joga o SLB sempre para ganhar? não tem na maioria dos jogos mais posse de bola e mais oportunidades de golo? não sofrem os seus jogadores mais faltas durante um jogo? Enfim, apenas estatísticas.

Custa-me a perceber o porquê de tanta falta marcada, de tanto cartão, de tanto penalti por marcar (o SLB fala de 4 eu acho que são 5, na Madeira ficou um por marcar sobre o Coentrão). Temos de comparar para poder falar com maior precisão. Por exemplo, o Javi viu um cartão ridículo em Guimarães por falar com o assistente, o Àlvaro Pereira pede repetidamente o cartão amarelo para um jogador do Nacional (ao qual o árbitro não ia mostrar) e consegue-o e livra-se também ele de o ver (penso que a lei ainda diz que não se pedir cartão dá direito a recebe-lo). O Porque de o FCP ter quase um Penalty contra por marcar por jogo, até agora foram 4 (Nacional, Rio Ave, Nacional e SCB)???? Concordo com o Bellushi, os árbitros enganam-se a favor e contra a tua equipa, falta é a parte do contra o FCP e a favor do ENORME. A não ser a Supertaça, claro, maldito jogo, mais uma vez pergunto: até quando vamos pagar e o FCP receber pelo que se passou na supertaça?????

Cumps

21 comments:

Ricardo Alendouro said...

Enorme, quem é o enorme? o benfica? não me parece!! lol!
Quanto ao que se está a passar em Portugal nas arbitragens parece-me que tá pelas ruas da amargura, mas nao é só nos jogos dos ditos grandes, pq se estiveres com atenção aos jogos dos pequenos eles tambem de queixam da arbitragem, só q pq sao pequenos ninguem lhe dá atenção!
Errar é humano, e como diz o Belluchi os arbitros enganam-se a favor e contra a tua equipa!!
Na minha opinião quanto mais se queixarem das arbitragens mais prejudicados são, pq no ano passado como tudo saía bem ao benfica e foram campeoes já nao se preocupavam com as arbitragens... mas este ano a equipa nao rende tanto como no ano passado(o q é uma verdade q ninguem fala, jogadores em baixa de forma fisica, etc...) já têm mais do que falar..

Cumps

Miguel Gonçalves said...

Bem, não deves tar a falar de mim, pois no ano passado também falei dos árbitros. A grande diferença é que eramos prejudicados e mesmo assim conseguiamos ganhar. Concordo que esta ano ainda não atingimos a forma pretendida o que leva a que não tenhamos conseguido solventar os erros de arbitragem. Imagina o cenário se tivessemos tido boas arbitragens, O ENORME vence em guimarães e o FCP empata com Rio-Ave e Naval, contabilizando apenas erros em 3 jogos, porque são muitos mais. Como estava a classificação??? FCP 11 pontos, SLB 9 pontos. E como vês ainda deixei para o erro humano o jogo ENORME-Académica e Nacional-FCP.....
Em termos de futebol jogado, não vejo grande diferença entre o FCP e o ENORME. O FCP fez grande jogo como o Braga os restantes foram suficientes. O ENORME jogou muito contra o Sporting, e teve um jogo menos conseguido com o Nacional. Parece-te que a diferença neste momento em termos de jogo jogado entre o ENORME e o FCP é de 9 ou 2 pontos???
Cumps

Quim said...

O Alendouro falou e muito bem.... Se se preocupassem mais com a performance da vossa equipa e menos com o resto faziam melhor figura... No final de contas, se marcarem mais golos do que a equipa adversaria acabam por ganhar o jogo, com mais ou menos favor/contra dos arbitros.
Eu por acaso tambem tive a mesma cadeira de estatistica e nao nos podemos esquecer que apenas vale o que vale - sao apenas numeros... Mas se quiseremos usar numeros, e com base apenas num blog que li recentemente (nunca tive boa memoria para coisas irrelevantes), porque nao lembrar a epoca passada, onde o vosso clube passou grande parte dos jogos em superioridade numerica... Assim como faltas e penaltis claros nao assinalados a beneficiar-vos, etc, etc...

Vamos ao que interessa... O meu filho ja ca esta e bem de saude... Nasceu mais um portista :)
Abracos

Miguel Gonçalves said...

Bem vindo Quim:)

Mais uma vez Parabéns pelo teu filhote:)
Em tom de brincadeira, o Leonardo ainda não abriu os olhos:)...??

Eu preocupo-me com a prestação da minha equipa, o Miguel que se queixava por tudo e por nada já não existe. O Ricardo pode comprova-lo. Estou apenas a constatar factos, e como disse na resposta ao Ricardo o ENORME não está nada longe do nível exibicional do FCP, teve mais "azar", chamemos-lhe assim...

PS-Obviamente que os adeptos do SLB estavam habituados ao rolo compressor do ano passado que podia com qualquer imprevisto ou "azar"...

Ricardo Alendouro said...

É de 9 pontos!! O futebol do FCP este ano, em minha opinao tá melhor q o do benfica, pq o benfica nao consegue impor o seu jogo como desejaria e impunha o ano passado! Isto pq a forma fisica e mental dos jogadores nao é a mesma. Começando pelo FCP em termo fisicos a equipa tá melhor q o ano passado, o q nao acontece no SLB, a forma fisica dos jogadores do SLB tá mt em baixo, vasta ver o david luis, luisao, maxi, aimar, cardozo estao rebentados e a tentar recuperar a forma agora!
A mentalidade no FCP é mt diferente do ano anterior, basta ver a entrega dos jogadores e a maneira de jogar, por outro lado a mentalidade do SLB nao se percebe mt bem, os jogadores nao demostram a garra nem o interesse do ano passado.Pq será? (nao é só das arbitragens).
Qt ao benfica ganhar em Guimaraes, podia nao acontecer mesmo com a arbitragem sem errar, nao se pode dar o jogo como ganho só por nao se marcar um penalty!!
Cumps

Ricardo Alendouro said...

Olha o Quim!!
é assim mesmo mais um portista pra juntar à GRANDE NAÇÃO que é o FCP!!!
O rolo compressor este ano tá em fase de experimentação mas é na INVICTA!! Nao precisamos de ganhar com goleadas... 5jg * 3 pts = 15 pts!
Cumps

Miguel Gonçalves said...

"nao se pode dar o jogo como ganho só por nao se marcar um penalty!!" O Problema é que forma dois penaltys por marcar, para além do fora-de-jogo ao Saviola e do golo anulado ao Cardozo. E já não falo dos sete cartões amarelos vistos pelos nossos jogadores, a maior parte por respirar....
Agrada-me ver que não desmentiste os empates na Naval e em Vila do Conde...
Caso queiras comprovar as minhas queixas da arbitragem no ano passado basta uma breve leitura do meu blog (notallisfootball.blogspot.com).

Cumps

Ricardo Alendouro said...

Continuo a dizer, não é por serem essas coisas todas q tu dizes q nao foram assinalados que o benfica podia ganhar em guimaraes! Pq o jogo pode virar mt com um golo e poderiam já nao acontecer as outras coisas!
Qt aos empates do FCP, poderiam ser empates ou não!! Poderia surgir uma jogada inspirada do novo jogador Hulk(sim, digo novo pq ele este ano tá a jogar mt)ou de qualquer outro jogador.
Só q os ssss depois de as coisas acontecerem é q acabam com os jogos, pq se nao houvesse repetiçoes de alguns lances esses sss já nao existiam!!
cumps

Miguel Gonçalves said...

Tudo o que dizes tem lógica, mas como eu gostava de saber o que tinha acontecido "se" em todos esses jogos os árbitros tivessem ajuizado como deviam (ou pelo menos repartido o "mal" pelas aldeias).
O destino não pode ser alterado, mas podemos sempre tentar. E quando estamos indignados, e diga-se, teve de ser um escandalo como em Guimarães para eu me indignar, devemos expressa-lo. É que foi muito mau, a errar sempre em prejuizio dos mesmos e são estas arbitragens que levam as pessoas a pensar em premeditação. Os outros jogos ainda sou capaz de os incluir no "erro humano", mas o de Guimarães não. Até sem repetições se vê que são os dois penalty, até o fora-de-jogo do saviola se vê bem sem o recurso à repetição....
Cumps
Cumps

Ricardo Alendouro said...

Eu digo e continuo a dizer q a arbitragem em portugal tá pelas ruas da amargura!! O futebol em Portugal precisa de uma limpeza geral quer na FPF, na liga de clubes, arbitragem...
Este ano tá em mais evidência pq o benfica faz comunicados, a comunicação social (em especial o jornal "ABola") dá mais destaque às arbitragens, os treinadores na conferencia antes do jogo já tao a falar da arbitragem a dizer q vao ser prejudicados, etc...
Cumps

Miguel Gonçalves said...

Isso é tudo muito verdade. Agora, concordas certamente, que o SLB ser a equipa com mais cartões (de longe a que tem mais cartões) é no mínimo estranho. É que mostram-nos cartões gratuitamente, por quase nada. E concordarás também que é difícil "engolir" uma arbitragem como a de Guimarães. O resto é toleravél...

Ricardo Alendouro said...

O SLB ter mais cartões é possível, se os merecer. Houve alguns q secalhar nao merecia mas tb houve situações em q nao houve cartao e merecia!
Quanto à arbitragem de guimaraes do jogo eu só vi a 1a parte(onde houve o lance do aimar), depois vi o resumo mas nao dá pra ver tudo q se passou no jogo. Se a equipa fosse ou for forte mentalmente teria superado isso e nao se iria falar disso até ao final do campeonato.. lol...

Miguel Gonçalves said...

Ter 26 cartões quando a equipa que vem atrás tem apenas 16 é um pouco exagerado, mais ainda quando é uma equipa que ataca mais do que defende e tem mais posse de bola. Não tem muita lógica. Não sei ao certo, mas pelo menos uns 7 ou 8 são por protestos ou tipo o do Javi em Guimarães. Todas as equipas têm jogadores que protestam, veja-se o caso do Hulk. A nós estão nos a pegar por tudo e por nada, parece que nos têm raiva sem nós os termos provocado....

Marco Nicolau said...

Bem... fizestes bem em queixar-te da escassez de comentários Miguel, este post rompe pelas costuras de tantos comentários... eh eh
Após ler isto tudo, não posso deixar de expressa a minha opinião.
Sim, é verdade que o ENORME, este ano, apresenta índices físicos que ficam aquém dos da época transacta. Também é verdade que os jogadores do ENORME aparentam uma menor força mental para ultrapassar as adversidades (o que é compreensível pois qualquer ser humano sente-se impotente perante tanto “erro humano”). É verdade que o J. Jesus não se precaveu devidamente para minimizar as perdas mais que previsíveis do Keniano e do Di Magia (para mim, estas duas baixas desempenham um papel fulcral na baixa de rendimento da equipa, quer ofensivo, quer defensivo). Agora também é verdade que os árbitros apitam tudo (literalmente), quer seja falta (o que eu concordo), quer seja uma corrente de ar ou uma repentina quebra de tensão que derrube um adversário. É verídico também que no capítulo disciplinar os árbitros exageram. Os jogadores têm levado cartões ridículos, o amarelo a Javi Garcia em Guimarães por ter colocado a mão no ombro do assistente é hilariante, o amarelo do Coentrão por nada ter feito ao "levezinho" é ultrajante e poderia referir muitos mais. É verdade que na aplicação da lei do fora de jogo os árbitros têm errado de mais contra o ENORME (dois foras de jogo mal assinalados em Guimarães, além dos dois penaltis… já nem falo nos outros jogos).
Quanto a dizerem que isso não interessa, que se a equipa fosse forte mentalmente tinha superado isso, que este ano se dá maior destaque pois o ENORME faz comunicados, que os treinadores nas conferencias de imprensa antes do jogo falam da arbitragem a chorar-se, só tenho a dizer o seguinte: No ano passado, onde estava a força mental do FCPolvo para ultrapassar a “injustiça” do Hulk? (Com injustiça pretendo ser irónico) Quem fez um comunicado, com a equipa em conjunto, tendo sido o porta-voz da revolta o GK Nuno (suponho que a capacidade de expressão do Hulk deve ser fenomenal para não o terem deixado falar)? Esse comunicado não foi um autêntico choro, uma forma de pressão sobre a arbitragem e uma maneira de branquear uma má época e de denegrir uma soberba época do ENORME? Não foi o Jesualdo um dos treinadores (o Domingos também foi um deles) que quando viu que o ENORME estava imparável começou a pressionar os árbitros nas conferências antes dos jogos?
Para finalizar, que isto já vai longo, quero dizer que concordo com o Miguel, a real diferença de valor entre o FCP e o ENORME é de 2pts… mas este ano, pelo andar da gatunice, vai ser difícil…
Cumprs

Oscar Tomé said...

Bem isto está mais animado... a ver se a onda continua...
Quanto a este post... bem acho que todos têm as suas razões, as suas teorias e são todas capazes de ser teorias acertadas... o futebol tem esta capacidade incrível de gerar opiniões dispares sobre um mesmo assunto.
A minha opinião é a seguinte... vistos os factos, apesar de não gostar do futebol tuga, talvez por me parecer sempre muito obvio que os campeões são decididos na maioria das vezes em campos com portas cadeiras e mesas em vez de dentro das quatro linhas e com uma bola,e digo maioria das vezes visto que por exemplo no ano passado foi praticamente impossível pois houve uma equipa altamente superior aos seu rivais e mesmo assim sofreu para conseguir ser campeão. Dizia eu vistos os factos, acho que o melhor que se podia fazer era não enganar os assinantes da sporttv, e as pessoas que gostam de futebol e oferecerem já o campeonato que claramente esta a ser semi-oferecido, porque quem vai ser campeão também tem merito, e então começavam outro campeonato pois este já esta decidido desde que o benfica ganhou 2-1 ao rio ave...
qual é mesmo o interesse de ver um campeonato já decidido!?
Pensem bem...
ainda ia a tempo, são so 16 equipas e jogando umas jornadas as quartas feiras ainda dava...
cumprimentos viva o Real Moudrid...

Ricardo Alendouro said...

Nicolau: Enorme nao me parece q seja o nome adequado para o teu clube, se o SLB é enorme entao o q é o Real Madrir, Barça, Nan Utd, etc...
O SLB como tu dizes devia-se ter prevenido das saidas do Di e o ramires, pq nao tendes no plantel jogadores q sejam capazes de cobrir essas lacunas!!
Concordas entao comigo que a tua equipa tá "rebentada" fisicamente, o q tb enfraquece a equipa a nivel mental, pq se o corpo nao ajuda a mente altera-se.
Qt à arbitragem já disse em comentarios anteriores que se encontra pelas ruas da amargura, mas nao é só para o SLB mas tb para alguns clubes ditos pequenos.
Quanto à conferencia de imprensa que o FCPORTO fez no caso do Hulk(a capacidade de expressão do Hulk nao sabes se é boa ou não, ou conhece-lo pessoalmente? o q duvido) tb nao concordei com isso, se fez asneiras deve ser castigado (mas todos os jogadores e nao só alguns). Qt à soberba época que fez o SLB no ano passado tenho q reconhecer q se jogava mt à bola, mas claro q é impossivel fazer 2 épocas iguais!!
A real diferença na classificação é de 9 pts, ve a tabela classificativa como está!!
Cumps

PS: Agradecia que os clubes fossem chamados correctamente! FCP, SCP, SCB, SLB e por aí fora!!

Marco Nicolau said...

@Alendouro: Não leves a mal, mas se é para chamar os clubes correctamente, estivestes mal... Real Madrir!? Nan Utd!?! Estou a brincar, também me acontece. Mas a partir de agora, sempre que comentar algo neste blog, referir-me-ei ao porto sempre por FCP. Quando uso FCPolvo não é para ferir ninguém mas sim para que quem lê se lembre do passado (e presente) dessa instituição a nível de corrupção.
Para mim (e muitos, mesmo muitos, Benfiquistas e adeptos do futebol, quer Portugueses, quer estrangeiros) o Benfica é mesmo ENORME, tal como o Real Madrid, Barcelona, Chelsea, etc. A única diferença, hoje em dia, reside nos orçamentos estratosféricos que esses clubes possuem. A nível nacional, somos enormíssimos.
Eu não sabia se concordavas ou não com o castigo do Hulk (e Sapunaru), é de louvar que penses assim, tomara muitos portistas pensarem o mesmo, eu só mencionei pois falastes em conferências e eu lembrei-me logo desta, pois fazer uma conferência para se queixar de uma suspensão que só aconteceu porque o FCP pediu uma alteração dos regulamentos (relembro que o SLB se absteve!) é hilariante! E não, não conheço o Hulk (nem tenciono), só não percebo porque não foi ele a falar, uma vez que foi o principal visado. Mas isso não interessa, o que interessa é que os FCPortistas (não te estou a incluir) usam a suspensão do Hulk como desculpa pela má época do FCP não reconhecendo o mérito do SLB.
Tens razão, eu admiti-o no anterior comentário, sentimos muito (mesmo muito) a falta do Di Maria e do Ramires (embora continuemos bons nas transições ofensivas, falta-nos profundidade nas alas) e a equipa ainda não recuperou totalmente os índices físicos (fruto da época desgastante e do mundial, vós também eu sei), mas em condições normais, não estaríamos a 9 pts... estaríamos a bem menos.
Por fim, reconheço (e muitos Benfiquistas o reconhecem) que o FCP este ano está a jogar melhor, sem dúvida e que não precisava de ser ajudado mas que o tem sido é um facto inegável e por mais que alguns digam (como hoje Villas Boas) que mesmo que os penaltis contra o FCP tivessem sido marcados que o FCP ganhava, não estão mais do que a tentar tirar o lugar à Maya...

Cumprs,

PS: Isto é só a minha opinião, não pretendo ofender ninguém.

Ricardo Alendouro said...

Escrever rápido pode dar origem a esse tipo de erros, certo?
A corrupção no FCP que tu dizes no passado existiu, mas no presente parece-me q isso ja nao acontece, pelo menos como aconteceu à uns anos atrás.
O SLB ser enorme a nivel nacional já nao é tão evidente, pq se tiveres com alguma atenção a maior parte dos jovens (10 a 20 anos de idades) sao portistas! claro q isso ainda nao chega pra ter o mesmo nº de adeptos q o SLB, mas o tempo o dirá!!
Quanto ao futebol q o FCP tá a praticar este ano em nada se compara ao futebol praticado com o Jesualdo (em nunca fui adepto do Jesualdo como treinador do FCP, nunca gostei dele), este ano o futebol praticado pelo FCP é superior ao praticado pelo SLB, devido à frescura fisica q a maioria dos jogadores do FCP têm, à nova mentalidade imposta pelo Villas Boas.

Cumps

Marco Nicolau said...

Eu pelo contrário gostava do Jesualdo no FCP :)
Vamos ver como corre a coisa mas mesmo com imparcialidade vai ser difícil agora, só acredito se o SLB não perder mais pontos até ao Dragão e pelo menos não perder lá (a vitória é quase indispensável), preocupa-me é com que equipa o SLB vai lá jogar, pois ao ritmo que os cartões saem para os nossos lados, não sei não...

Miguel Gonçalves said...

Vai ser muito difícil recuperar tanto ponto. Mas quero acreditar que é possível e se se der o caso de sermos bicampeões quase que se exigia a mudança de nome para Sport Jesus e Benfica :)
Cumps

Marco Nicolau said...

Agora fizeste-me rir :)
Já estou a imaginar os cânticos na catedral: SJB, SJB, SJB... glorioso SJB... glorioso SJB! :)